O Quadro mural é um meio extremamente importante que os professores devem usar duma maneira constante. Mas para que ele seja realmente útil nas escolas deve ser bem usado.
O professor deve escrever de maneira ordenada, de cima para baixo e da esquerda para a direita de modo a que os alunos possam seguir ordenadamente a exposição e possam fazer anotações nos cadernos. Ao passar a informação do quadro mural “em ficha” para o quadro mural em “quadro preto” pode-se escrever com giz branco ou colorido.
Tipos de quadro mural
Existem vários tipos de quadro mural, mas os mais usuais são os que a seguir se apresentam:
· Tipo texto ou descritivo: predomina o texto, realçando os aspectos mais importantes;
· Tipo desenho: predomina o desenho, as palavras podem aparecer, mas não dominam;
· Tipo combinado: apresenta texto e desenho de forma equilibrada.
Importância do Quadro mural
Como já foi dito anteriormente, o Quadro mural tem uma certa importância para o processo de ensino-aprendizagem.
Mencionamos logo a seguir alguns aspectos a considerar.
· Introdução e Estruturação da aula;
· Transmissão e apresentação dos conteúdos de forma resumida, organizada e sistematizada;
· Consolidação do conteúdo;
· Controle e avaliação dos resultados da aprendizagem.
Os quadros murais podem ser distinguidos por se apresentarem de várias formas:
· Quadro mural “permanente”, que afixa os resultados essenciais ou importantes de uma aula e os alunos escrevem tudo nos seus cadernos. O quadro mural permanente exige planificação rigorosa!
· Quadro mural “temporário”, que serve para explicações espontâneas, escrevendo as expressões complicadas, fazendo cálculos secundários e dando informações secundárias. O quadro mural temporário exige a planificação do professor!
· Quadro mural “espontâneo”, que serve para explicações espontâneas no quadro preto, verde ou branco, a partir da situação da aula.
O professor tem que escrever no quadro de maneira legível e do tamanho suficientemente grande para que os alunos nos últimos bancos possam ler sem dificuldades. Todos os termos novos, datas e nomes, devem ser escritos como também explicados.
Deve ser evitada a exposição de erros porque podem ser fixados pelos alunos mais fracos.
A sugestão provocada por essa exposição, pode funcionar com agente fixador desses erros.
O quadro deve ser colocado de forma que evite reflexões de luz, pois nada e mais desanimador para o aluno quando tem que trabalhar com quadros que lhe perturbem a visão.
Existe a possibilidade, caro estudante, que o professor, em vez de desenvolver um Quadro mural, elabora Textos de apoio ou Fichas de trabalho. Sendo assim, é oportuno destacar algumas informações em volta destes dois meios.
Textos de apoio
O texto de apoio, visa ocupar o aluno fora da sala de aula, bem como dentro dela. Ele tem que conter uma linguagem clara e simples para que o aluno não enfrente dificuldades. O nível dos textos de apoio, deve corresponder ao nível de capacidades dos alunos e deve ter uma parte com tarefas e exercícios.
Fichas de trabalho
As fichas de trabalho são geralmente utilizadas pelo professor, como meio para exercitar, aplicar, repetir, sistematizar, controlar e avaliar os conhecimentos adquiridos.
Uma ficha de trabalho pode ser feita em forma de transparência, podendo ou não apresentar lacunas acerca do assunto a ser tratado.
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