O Quadro mural é um meio extremamente importante que os professores devem usar duma maneira constante. Mas para que ele seja realmente útil nas escolas deve ser bem usado.

O professor deve escrever de maneira ordenada, de cima para baixo e da esquerda para a direita de modo a que os alunos possam seguir ordenadamente a exposição e possam fazer anotações nos cadernos. Ao passar a informação do quadro mural “em ficha” para o quadro mural em “quadro preto” pode-se escrever com giz branco ou colorido.

Tipos de quadro mural

Existem vários tipos de quadro mural, mas os mais usuais são os que a seguir se apresentam:

· Tipo texto ou descritivo: predomina o texto, realçando os aspectos mais importantes;

· Tipo desenho: predomina o desenho, as palavras podem aparecer, mas não dominam;

· Tipo combinado: apresenta texto e desenho de forma equilibrada.

Importância do Quadro mural

Como já foi dito anteriormente, o Quadro mural tem uma certa importância para o processo de ensino-aprendizagem.

Mencionamos logo a seguir alguns aspectos a considerar.

· Introdução e Estruturação da aula;

· Transmissão e apresentação dos conteúdos de forma resumida, organizada e sistematizada;

· Consolidação do conteúdo;

· Controle e avaliação dos resultados da aprendizagem.

Os quadros murais podem ser distinguidos por se apresentarem de várias formas:

· Quadro mural “permanente”, que afixa os resultados essenciais ou importantes de uma aula e os alunos escrevem tudo nos seus cadernos. O quadro mural permanente exige planificação rigorosa!

· Quadro mural “temporário”, que serve para explicações espontâneas, escrevendo as expressões complicadas, fazendo cálculos secundários e dando informações secundárias. O quadro mural temporário exige a planificação do professor!

· Quadro mural “espontâneo”, que serve para explicações espontâneas no quadro preto, verde ou branco, a partir da situação da aula.

O professor tem que escrever no quadro de maneira legível e do tamanho suficientemente grande para que os alunos nos últimos bancos possam ler sem dificuldades. Todos os termos novos, datas e nomes, devem ser escritos como também explicados.

Deve ser evitada a exposição de erros porque podem ser fixados pelos alunos mais fracos.

A sugestão provocada por essa exposição, pode funcionar com agente fixador desses erros.

O quadro deve ser colocado de forma que evite reflexões de luz, pois nada e mais desanimador para o aluno quando tem que trabalhar com quadros que lhe perturbem a visão.

Existe a possibilidade, caro estudante, que o professor, em vez de desenvolver um Quadro mural, elabora Textos de apoio ou Fichas de trabalho. Sendo assim, é oportuno destacar algumas informações em volta destes dois meios.

Textos de apoio

O texto de apoio, visa ocupar o aluno fora da sala de aula, bem como dentro dela. Ele tem que conter uma linguagem clara e simples para que o aluno não enfrente dificuldades. O nível dos textos de apoio, deve corresponder ao nível de capacidades dos alunos e deve ter uma parte com tarefas e exercícios.

Fichas de trabalho

As fichas de trabalho são geralmente utilizadas pelo professor, como meio para exercitar, aplicar, repetir, sistematizar, controlar e avaliar os conhecimentos adquiridos.

Uma ficha de trabalho pode ser feita em forma de transparência, podendo ou não apresentar lacunas acerca do assunto a ser tratado.