1.      Historial do surgimento da psicologia de aprendizagem

1.1. Na antiguidade

A aprendizagem vem sendo estudada e sistematizada desde os povos de antiguidade oriental.

Os pensadores e filósofos preocupavam-se com os factos da aprendizagem do tipo verbal. A noção de aprender se confundia com a acção de captar ideias, fixar nomes, evoca-las, isto era visto como conhecer e aprender.

No Egipto, China e na Índia a aprendizagem era transmitir as tradições e costumes.

Na Grécia e em Roma aprendizagem tomava duas vertentes complementares:

·         A pedagogia da personalidade – visava a formação individual;

·         A pedagogia humanista – desenvolvia os indivíduos numa perspectiva onde o sistema do ensino educacional era representativo da realidade da pessoal e dava ênfase a aprendizagem universal;

Assim o Sócrates dizia que “o conhecimento preexiste no espírito do homem e a aprendizagem consiste no despertar esses conhecimentos inatos e adormecidos”.  

Platão disse que alma guarda lembrança das ideias contempladas na encarnação anterior que, pela percepção volta a consciência. Para Platão a aprendizagem é o buscar dessa recordação.

Aristóteles pai de associativismo: afirmava que a criança é uma tabua rasa onde são impressas as sensações. Dai a origem do conhecimento é as sensações.

1.2. Idade média 

A aprendizagem e o ensino passam a ser determinados pela religião e seus dogmas.

No final deste período iniciou-se a separação das teorias de aprendizagem e do ensino com a independência em relação ao clero, devido o movimento humanista e da reforma no XVI e sua ampliação a partir da revolução francesa as teorias de ensino – aprendizagem continuam a seguir o seu rumo natural.

1.3. Século XVII até ao início do séc. XX

Doutrina central sobre aprendizagem era demostrada cientificamente determinando princípios de aprendizagem que explicam as causas e formas do seu funcionamento, metodologia que visa enquadrar todos os comportamentos de todos organismos num sistema de leis.

Muitos acreditavam que a aprendizagem estava intimamente ligada somente ao condicionamento. Uma experiência de condicionamento foi realizado pelo filósofo Russo Ivan Pavlov que condicionou cães para salivarem ao som da campainha.

John Wastson (Behaviorismo 1913), que estuda o comportamento como uma conduta observável controlada pelo ambiente através de estímulos – respostas (E – R), na perspectiva de Wastson a aprendizagem é iniciada e controlada pelo ambiente.            

1.4. Psicologia de aprendizagem como ciência

De acordo com Tavares (2002), o interesse pela educação, suas condições e seus problemas foi sempre uma constante entre filósofos, políticos, educadores e psicólogos.

Como desenvolvimento da psicologia como ciência área da actuação profissional, no final do século XIX várias perspectivas se alinharam, facto que também ocorreu a chamada psicologia educacional.

 A psicologia de aprendizagem era definida como área de aplicação da psicologia na educação que era um ramo especial da psicologia preocupado com a natureza, as condições, os resultados e a avaliação e retenção da aprendizagem escolar. Ela deveria ser uma disciplina autónoma, com sua própria teoria e metodologia.

Na década de 70, assume o carácter multidisciplinar que conserva até hoje. Não é mais considerada como a psicologia aplicada a educação.

Actualmente, a psicologia de aprendizagem é considerada como uma área de investigação dos problemas e fenómenos educacionais, a parir de um entendimento psicológico.

2.      O objecto da psicologia de aprendizagem    

Na psicologia geral explica-se sobre leis gerais da formação dos fenómenos psíquicos, suas manifestações e características, e por sua vez, a psicologia de desenvolvimento caracteriza o surgimento e as manifestações dos fenómenos psíquicos desde o nascimento até a idade adulta nas diferentes faixas etárias.

Assim pode-se dizer que a Psicologia de Aprendizagem é o estudo científico dos fenómenos educacionais, no processo de ensino-aprendizagem a partir de entendimento psicológico.

3.      A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Segundo Netto (1987, p. 1) a aprendizagem e ensino são processos ligados entre si, como as duas faces de uma moeda. Correspondem as actividades fundamentais que ocorrem dentro das escolas, de modo sistemático, planeado, deliberado. A escola é o lugar onde as pessoas se reúnem par ensinar e aprender.

Woodworth e Schlsberg (1995) citados por Netto (1987, p. 1) realçam que “a aprendizagem não corresponde a um tipo específico de actividade. É uma mudança que ocorre no organismo, durante muito tipo de actividades”.

A aprendizagem é um processo interno e pessoal, que acontece dentro do aprendiz, mas só suas acções manifesta ou os comportamentos do aprendiz no que este faz, diz ou produz permitem a um observador externo concluir se houve ou não a aprendizagem.

De qualquer maneira, continua valida a afirmação de que aprender e ensinar definem os papéis essenciais desempenhados pelo aluno e pelo professor, respectivamente, na sala de aula. Sem essas actividades, a escola perde a razão de ser. Chimarizene (2013, p. 57)  

3.1. Educação

Caracteriza-se como um processo total por meio do qual o individuo, em interacção com a cultura em que vive, desenvolve sua compreensão da realidade e assimila conhecimentos, técnicas, crenças, atitudes e valores.

3.2. Conceito de aprendizagem

“ Aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no conhecimento ou no comportamento de uma pessoa, por causa da experiencia” (Mayer, 1982, citado por Netto, 1987, p. 11).

No sentido mais restrito, aplicável ao ser Humano, a aprendizagem é processo de aquisição de conhecimento, hábitos, habilidades, aptidões e qualidades de carácter. Portanto, aprendizagem, permite ao ser Humano adaptar-se ao ambiente e também modificar as suas condições de vida.

Cabral e Nick (1997:23) definem a aprendizagem como um processo de transformação relativamente permanente do comportamento, em resultado do desempenho pratico da experiencia de certas tarefas especificas.

Trata-se de uma definição de aprendizagem no sentido mais amplo, que se pode aplicar tanto para a aprendizagem animal como para aprendizagem humana. O animal aprende a deslocar-se, a alimentar-se, a proteger-se do perigo, a abrigar-se através da experiência directa dos órgão do sentido, para satisfazer as suas necessidades instintivas.

Esta aprendizagem permite que os animais de cada espécie se adaptem ao meio ambiente. Os animais não podem aprender sobre a vida de outros animais que se encontram em outros continentes, pós falta lhes a linguagem verbal para aquisição de tal informação. A aprendizagem animal e humana caracterizam-se pela mudança de comportamento que resulta da experiência.    

4.      Características psicológicas gerais da aprendizagem     

Segundo Netto (1987, p. 12) a relação a seguir indicam aspectos geralmente incluídos nas concepções psicológicas da aprendizagem:

·         A aprendizagem abrange comportamento dos organismos vivos;

·         Aprendizagem trata do comportamento médio ou estático como as diferenças individuais (aprendizes lentos, rápidos, etc);

·         Aprendizagem não se limita as respostas externa do organismo, que operam um ambiente praticar, mais se relaciona além disso, com grande números de distantes respostas internas do organismo e com reacções estritamente fisiológicas;

·         A aprendizagem não se á aquisição original de uma resposta aprendida, mais compreende também o seu desaparecimento posterior (extinção), sua retenção após um intervalo de tempo (memoria) e o seu possível valor na aquisição de uma resposta nova ou diferente (transferência de treino);

·         Aprendizagem relaciona-se com operações e fenómenos diversos, como a motivação, a percepção, o desenvolvimento psicológico do organismo, a estrutura da personalidade, factores culturais e sociais e muito mais.

5.      Relação da psicologia da aprendizagem com outras ciências da psicologia

Psicologia do desenvolvimento: estuda a dinâmica dos processos psíquicos e suas manifestações nos diferentes estágios de desenvolvimento. O desenvolvimento é o pressuposto básico para a aprendizagem, por isso o professor deve ter em conta o estágio de desenvolvimento do educando.

Psicologia Geral: estuda a vida mental, ciência do comportamento global dos organismos.

Psicologia social: estuda o fenómeno de interacção humana nos grupos sociais.

Psicologia das organizações: estuda o fenómeno das interacções humanas nas organizações, psicologia pedagógica tem a ver com os aspectos psicológicos da interacção humana que influencia na formação da personalidade.

Psicologia clinica: estuda os fenómenos patológicos da psique, a vida psíquica anormal. A psicologia pedagógica serve-se da psicologia patológica para procura corrigir certos fenómenos patológicos.

Psicologia da personalidade: estuda personalidade como sujeito de relações interpessoais.