As actividades cognitivas são aquelas actividades que requerem esforço mental de quem as pratica. A actividade cognitiva está em todas as nossas atitudes, ligada aos Processos

Cognitivos de Percepção, Assimilação e Aprendizagem. A actividade cognitiva é o diferencial entre as pessoas, muitas vezes sendo confundida com a própria personalidade.

Sendo considerada também como a maneira peculiar pela qual cada pessoa se reporta aos acontecimentos da sua vida.

Actividade Cognitiva como actividade principal dos alunos

As aulas de Biologia enquadram-se no processo de obtenção de conhecimentos pelo aluno.

Para a efectivação desse propósito é necessária a realização de determinadas actividades pelos alunos em que se distingue três conceitos de actividade:

· Actividade;

· Actividade dos alunos;

· Actividade Cognitiva.

Conceito ″Actividade″

Como já foi dito anteriormente, existe uma ligeira diferença entre os conceitos “actividade”, “actividade dos alunos” e “actividade cognitiva”.

v  Actividade é um processo de mudança de ambiente pelo Homem. O ambiente pode ser social ou natural. A actividade depende de certos factores para a sua realização

v  actividade dos alunos é caracterizada pelas operações dos alunos (como sujeito) no processo pedagógico (nas aulas) com objectivo de manejar determinados objectos. A actividade dos alunos depende de certos factores para a sua realização:

v  As actividades cognitivas do aluno servem para a obtenção de conceitos, obtenção de certas informações e imagens através de um comportamento activo do aluno (caracterizado pela actividade cognitiva).

 

A Actividade cognitiva é a principal actividade que possibilita ao aluno obter conhecimentos, capacidades/habilidades e convicções/atitudes. Sendo assim, o professor deve planificar a realização dessas actividades garantindo com isso também que os alunos reconhecem o significado de objectos, fenómenos e processos.

Classificação das actividades cognitivas

As actividades cognitivas são classificadas em dois grupos:

· Actividade cognitiva para a transmissão dos efeitos sensoriais e para a fixação destas em afirmações empíricas (são exemplos deste tipo, as actividades de observar e experimentar);

· Actividade cognitiva para aquisição de conceitos empíricos e teóricos (são exemplos deste tipo, as actividades de descrever, explicar, prognosticar, definir, classificar, fundamentar (comprovar e refutar), comparar.

 

Cada uma dessas actividades, caro estudante, tem certas características, uma estrutura lógica e regras para a sua aplicação. Daí, é de grande importância obter conhecimentos teóricos sobre as actividades cognitivas para conseguir aplicar correctamente na prática.

Realmente, não é fácil porque necessita de si também um grande esforço mental! Descrição de algumas Actividades cognitivas

Os efeitos sensoriais vêm dos objectos, fenómenos e processo que existem e/ou decorrem na realidade. Nós podemos captar certas características desses objectos, fenómenos e processos através dos órgãos de sentido (olho, nariz, língua, pele, ouvido).

Observar significa verificar as características e propriedades do objecto, fenómeno ou processo sem alterar este objecto, fenómeno ou processo.

A actividade de observar é directamente relacionada com a actividade de experimentar.

Experimentar significa verificar o porque das existência das propriedades e características de um objecto, fenómeno ou processo, intervindo no seu desenrolar.



Referencia Bibliográfica

·         FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

·         MÜLLER , Susann. Didáctica de Ciências Naturais. Texto Editores. 2005.

·         BLOOM, B.S.; ENGELHART, M.D.; FURST, E.J.; HILL, W.H and KRATHWOHL, D.R., Taxonomy of Educational Objetives: Handbook I, Cognitive Domain, David McKay, New York, 195