As actividades cognitivas são aquelas actividades que requerem esforço mental de quem as pratica. A actividade cognitiva está em todas as nossas atitudes, ligada aos Processos
Cognitivos de Percepção, Assimilação e Aprendizagem. A actividade cognitiva é o diferencial entre as pessoas, muitas vezes sendo confundida com a própria personalidade.
Sendo considerada também como a maneira peculiar pela qual cada pessoa se reporta aos acontecimentos da sua vida.
Actividade Cognitiva como actividade principal dos alunos
As aulas de Biologia enquadram-se no processo de obtenção de conhecimentos pelo aluno.
Para a efectivação desse propósito é necessária a realização de determinadas actividades pelos alunos em que se distingue três conceitos de actividade:
· Actividade;
· Actividade dos alunos;
· Actividade Cognitiva.
Conceito ″Actividade″
Como já foi dito anteriormente, existe uma ligeira diferença entre os conceitos “actividade”, “actividade dos alunos” e “actividade cognitiva”.
v Actividade é um processo de mudança de ambiente pelo Homem. O ambiente pode ser social ou natural. A actividade depende de certos factores para a sua realização
v A actividade dos alunos é caracterizada pelas operações dos alunos (como sujeito) no processo pedagógico (nas aulas) com objectivo de manejar determinados objectos. A actividade dos alunos depende de certos factores para a sua realização:
v As actividades cognitivas do aluno servem para a obtenção de conceitos, obtenção de certas informações e imagens através de um comportamento activo do aluno (caracterizado pela actividade cognitiva).
A Actividade cognitiva é a principal actividade que possibilita ao aluno obter conhecimentos, capacidades/habilidades e convicções/atitudes. Sendo assim, o professor deve planificar a realização dessas actividades garantindo com isso também que os alunos reconhecem o significado de objectos, fenómenos e processos.
Classificação das actividades cognitivas
As actividades cognitivas são classificadas em dois grupos:
· Actividade cognitiva para a transmissão dos efeitos sensoriais e para a fixação destas em afirmações empíricas (são exemplos deste tipo, as actividades de observar e experimentar);
· Actividade cognitiva para aquisição de conceitos empíricos e teóricos (são exemplos deste tipo, as actividades de descrever, explicar, prognosticar, definir, classificar, fundamentar (comprovar e refutar), comparar.
Cada uma dessas actividades, caro estudante, tem certas características, uma estrutura lógica e regras para a sua aplicação. Daí, é de grande importância obter conhecimentos teóricos sobre as actividades cognitivas para conseguir aplicar correctamente na prática.
Realmente, não é fácil porque necessita de si também um grande esforço mental! Descrição de algumas Actividades cognitivas
Os efeitos sensoriais vêm dos objectos, fenómenos e processo que existem e/ou decorrem na realidade. Nós podemos captar certas características desses objectos, fenómenos e processos através dos órgãos de sentido (olho, nariz, língua, pele, ouvido).
Observar significa verificar as características e propriedades do objecto, fenómeno ou processo sem alterar este objecto, fenómeno ou processo.
A actividade de observar é directamente relacionada com a actividade de experimentar.
Experimentar significa verificar o porque das existência das propriedades e características de um objecto, fenómeno ou processo, intervindo no seu desenrolar.
Referencia Bibliográfica
· FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
· MÜLLER , Susann. Didáctica de Ciências Naturais. Texto Editores. 2005.
· BLOOM, B.S.; ENGELHART, M.D.; FURST, E.J.; HILL, W.H and KRATHWOHL, D.R., Taxonomy of Educational Objetives: Handbook I, Cognitive Domain, David McKay, New York, 195
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