A espécie é um sistema de classificação ou é a unidade taxonômica fundamental de classificação dos seres vivos que existe na natureza independente da interpretação humana.                    

As espécies mudam constantemente com o tempo, no tempo do Lineu, os seres vivos eram classificados em dois grupos ou reino: Plantas e animais.
Animais seres vivos com possibilidade de locomoção e os protozoários também eram considerados como animais desprovidos de clorofila.
Plantas consideradas com clorofilas sem organelos de locomoção. As bactérias, fungos, algas eram consideradas como vegeteis .

No século XIX começaram a surgir problemas causados por surgimento e apresamento do MOC e desenvolvimento do ME; aplicação dos processos bioquímicos. Foram descobertas algumas diferenças entre os seres vivos e isso proporcionou o surgimento de outros grupos de seres vivos reinos.
O cientista Hackel em 1866 dividiu os seres vivos em três reinos: Animais, Plantas e Protista. O reino Protista inclui animais ou vegetais cuja classificação é duvidosa. Mais tarde verificou-se que dentro deste reino existiam diferenças entre os seres vivos, por isso outros cientistas como Herbert F. Copeland americano (1902 - 1968), propôs 4 reinos: Plantas, Animais, Protistas e Monera. Para propôr o Reino Monera que inclui protozoários, algas microscópicas e fungos, descobriu-se que havia alguns seres vivos unicelulares com núcleo individualizado e outros sem núcleo individualizados.
Para propôr o Reino Monera, incluiu os seres vivos com núcleo não individualizado, seres que não possuem membrana nuclear e ficaram no Reino Protista os seres com membrana nuclear individualizado. O cientísta Robert H. Whittaker (1924 – 1980), em 1969 propôs cinco reinos: Plantas, Animais, Protistas, Monera e Fungos a partir de vários processos de nutrição utilizados por estes seres vivos que são: absorção, ingestão e fotossíntese.
1º Monera – o tipo de nutrição por ingestão
2º Protista – os 3 tipos de nutrição corresponde as diversas linhas evolutivas;
3º Fungi – tipo de nutrição por absorção;
4º Plantae – fotossíntese;
5º Animalia – tipo de nutrição por ingestão.


Assim os fungos separam-se dos vegetais por serem decompositores e consumidores que alimentam-se por absorção. Actualmente os seres vivos dividem-se em 6 reinos que incluem o Reino dos Virus. Os Virus são separados dos outros seres por serem parasitas obrigatórios que só têm vida quando estiverem dentro de um hospedeiro, fora dele comportam-se como seres inanimados.