Índice
    1.1.Objectivos………………………………………………………………………………………………………………………….6





Tabela de abreviação
Siglas
Significados
DAP
Director adjunto pedagógico
PEA
Processo de Ensino e Aprendizagem
EPCG
Escola Primária Completa Gungunhana
PPG
Práticas Pedagógicas Gerais
UP
Universidade Pedagógica
EGFAE
Estatuto Geral dos Funcionários Aparelho de Estado
SIDA
Síndroma de Imunodeficiência Adquirida.
Dr.
Director
Dra.
Directora;
ESG
Escola Secundária Geral
DT
Director da Turma
OPA
Organização-Político-Administrativa;
IFP
Instituto de Formação de Professores














Tabela 1. Distribuição de turno - ----------------------------------------------------------------10
Tabela2.distribuicao dos professores e por turma- --------------------------------------------10
Tabela3. Estatística de professores com formação e sem formação ------------------------11
Tabela4. Matérias em falta na EPCG -----------------------------------------------------------21
Tabela 5. Problemas e possíveis soluções-------------------------------------------------------23
Figura1.a observação da escola-------------------------------------------------------------------13
Figura2. Mapa do aproveitamento pedagógico-------------------------------------------------14



Agradecimento
Agradeço a Deus pai todo-poderoso, que me conduz com a sabedoria necessária no cumprimento dos meus trabalhos. Algumas colegas do meu grupo que contribuíram de forma valiosa, no desenvolvimento de trabalho. À eles agradeço e deixo registado meu respeito e admiração.
A gradecer também a DAP da EPCG por nos receber bem no memento da pratica (na hora do trabalho do campo).
Aos amigos e colegas da Faculdade, que me incentivaram e propiciaram condições para o desenvolvimento deste relatório, minha gratidão e consideração.



Dedicatória
Este relatório de Práticas Pedagógicas Gerais dedica à minha mãe e meu primo, também para os meus melhores amigos, pelos seus entusiasmos e respeito de aconselhamento e fortificação, sem me esquecer do meu cunhado e minha irmã, também alguns meus companheiro colegas.





O presente relatório têm como objectivo: dar informação sobre as actividades desenvolvidas nos trabalhos do campo e emitir ideia em volta da observação Pedagógica da escola referente ao segundo semestre de dois mil e quinze.
No desenvolvimento deste relatório, e obtenção de recolha de dados, recorreu-se a observação direita, análise, estudo e interacção com a direcção da escola. Neste relatório baseou-se no método descritivo, onde pude observar, para traduzir em texto escrito, através da observação direita, indirecta, recolha de dados, observação de documentos da escola e sua análise, entrevista feita a direcção da escola e planos sectoriais. Para isso, o método descritivo, vai descrever os factos, a analisar e a interagir. Abordei a qualidade e a quantidade do que pude observar.
O estudo permitiu identificar a problemática da Escola Primaria Completa Gungunhana de um lado, e do outro as causas das dificuldades encaradas por estudantes no comprimento das actividades e que melhorando pode minimizar a eficácia e a eficiência do trabalho educacional.




Práticas pedagógicas são a componente real da supervisão pedagógica de aprendizagem do aluno. Neste caso particular da formação de professores, a pratica pedagógica é assumida como um instrumento com o qual os futuros professores aprendem, na pratica a ensinar e ajudados pelos supervisores e/ou tutores experimentar a função docente.
Profissões e vocações são como plantas. Vicejam e florescem em nichos Ecológicos, naquele conjunto precário de situações que as tornam possíveis e – quem sabe? -Necessárias. Destruído esse habitat, a vida vai se encolhendo, murchando, fica triste, mirra, entra para o fundo da terra, até sumir” (Alves - 1981).
As práticas pedagógicas na Universidade Pedagógica de Moçambique, começaram no ano 2004, são divididas em quatro fases nomeadamente:
1ª Fase: Saber a organização e Funcionamento da Escola;
2ª Fase: acompanhar o processo de Ensino Aprendizagem
3ª Fase: Simulação de aulas; e
4ª Fase: Estagio.
O presente relatório, reporta as actividades realizadas na primeira fase das Praticas Pedagógicas de “ Saber a organização e o funcionamento da Escola Primaria Completa Gungunhana”.
Nesta primeira fase, as práticas pedagógicas, tinham como objectivo geral “Familiarizar se da organização e do funcionamento da Escola Primaria Completa Gungunhana”.
1.1. Objectivos
1.1.2        Objectivo geral
Ø  Organizar os alunos/ estudantes os futuros professores sobre um funcionamento da escola.
1.1.3. Objectivos Específicos:
Ø    Descrever a organização física da Escola Primaria Completa Gungunhana;
Ø    Caracterizar o funcionamento da Escola Primaria Completa Gungunhana; e,
Ø    Verificar os documentos normativos existentes na Escola Primaria Completa Gungunhana.

Historial da escola
 A EPC Gungunhana foi fundada década 60 e chamava-se escola de matundo pecado, na altura tinha apenas um e única sala e atendia a população indígena, devido a erosão foi transferida a um outro local mais seguro, assim actualmente funciona nas novas instalações inaugurada pela sua Excelência Ex-presidente da Republica de Moçambique Joaquim Alberto Chissano no dia 13 de Marco de 2004.
   Ao abrigo da lei das nacionalizações como várias instituições do estado, a escola passou a designar-se de Gungunhana, poderoso régulo imperador destacado herói nacional e combatente de resistência a penetração e ocupação estrangeira europeia.
Localização geográfica
Quanto a sua localização geográfica da escola, primaria de Gungunhana localiza-se na zona suburbana do bairro Chingodzi, Unidade 21 de Março, Q-3 muito próximo do fim da rua do cruzamento da Visão Mundial, lado direito da estrada nacional n˚7 para quem dirige-se ao aeroporto de Chingodzi e cerca de 7km da cidade cimento, em suma, a escola localiza-se no meio das residências habitacionais.




As práticas pedagógicas, decorreram em duas fases a citar:
1ª Fase: Preparatória
Decorreu de 18 Julho a 06 de Setembro de 2017, na Universidade Pedagógica – Tete, na cadeira de Praticas Pedagógicas Gerais (PPG) com as seguintes tarefas:
ü  Introdução ao estudo das Praticas Pedagógicas Gerais (PPG);
ü  Apresentação dos trabalhos em grupos com os seguintes Temas: a Observação; a Entrevista; e o Registo de dados.
ü  Distribuição dos estudantes em grupos e suas respectivas escolas para a realização de Praticas Pedagógicas Gerais.
2ª Fase: Actividades do campo
Decorreu entre 11 de Setembro a 06 de Outubro de 2017 e consistiu em:
Ø  Apresentação dos estudantes no dia —/09/2017. Para o grupo desta escola, era composta por 04 elementos nomeadamente: ————, acompanhados pela Msc. Juliana Paulo, como supervisor;
Ø  Descrição das condições físicas da Escola Primaria Completa de Gungunhana, no dia——/09/2017;
Ø  Caracterização da Organização e Gestão da Escola Primaria Completa de Gungunhana; e
Ø  Verificação dos documentos normativos existentes na Escola Primaria Completa de Gungunhana, no dia 03/10/2017.
2. Métodos de obtenção de informação do Campo: a Observação e a Entrevista.
Consideram a observação como um elemento que carece de uma atenção especial, é o registo das observações. Hoje em dia, muitos meios tecnológicos permitem um maior registo, como por exemplo, o registo através de filmagens, gravações de áudios, fotografias, entre tantos outros, mas há que destacar a importância do bloco ou caderno de anotações que deve acompanhar todo um bom observador (Severino, 2007).
 A entrevista deve ser permeada por um clima de estimulação é de aceitação mútua, entre o pesquisador s o pesquisado, que facilita a influência das informações, podendo – se ser captadas de forma imediata assuntos pessoais e de natureza intima ou temas complexos (Severino, 2007). Nestas práticas pedagógicas foram, aplicou – se - a entrevista estruturada ou padronizada.
Segundo Severino (2007, p. 125), << a Entrevista estruturada ou padronizada é quando o pesquisador tem que seguir muito de perto um roteiro de perguntas feitas a todos os entrevistados de maneira idêntica e na mesma ordem. Isso permite uma comparação de dados e melhor tratamento estatístico, pois os resultados são uniformes.>>
Segundo Severino (2007, p.125), é sabido que << o questionário como sendo o instrumento de pesquisa constituído por uma série de questões sobre determinado tema que normalmente é entregue aos respondentes para o preenchimento e as respostas transformadas em dados estatísticos. Os questionários aplicados em entrevista face a face estes são feitos por meio de entrevista na qual o pesquisador preenche o formulário com perguntas, geralmente estruturadas.>>

2.2. Organização e Gestão da Escola
Ainda com o método de entrevista e observação documental, registou se:
a)      Horário escolar:
v  A Escola lecciona em três (3) turnos com a duração média de 38 semanas neste ano de 2017, segundo Diploma Ministerial que aprova o calendário escolar do ano lectivo de 2017, onde constam 12 semanas para o 1º trimestre tanto como para o 2º trimestre e 14 semanas para o 3º trimestre. Para mais informações sobre turnos de leccionação vide os quadros seguintes:
Distribuição de turnos
Turno
Horas
Duração média
Nº de alunos por sexo
Classe/ nº de turma
Total de turmas
H
M
HM
06:30 – 10:10h
5 Tempos
146
159
305
3ª /1t, 4ª/2t, 5ª/3t
6
10:30 – 13:25h
4 Tempos
170
140
310
1ª/3t, 2ª/3t
6
13:30 – 17:55h
6 Tempos
160
153
313
3ª/2t,6ª/2t,7ª/2t
6
           Total
15
476
452
928
7ª Classes/18 turmas
18
Tabela. 1
                                    Distribuição de professores por classe e por turma.
Classe
N º de alunos
Nº de turmas
Nº de professores
H
M
HM
78
74
152
03
03
92
66
158
03
03
80
71
151
03
03
47
56
103
02
02
71
80
151
03
03
54
59
113
2
09
54
46
100
02
Total
476
452
928
18
23
 Tabela.2
v  A realização das seguintes actividades extra – curriculares, semanalmente e são zelados pelos sendo um responsável indicado pela direcção da escola no seu cumprimento:
ü  Produção escolar;
ü  Plantio de árvores;
ü  Palestras sobre segurança rodoviária, de combate ao consumo de drogas, através do clube escolar:
ü  Parlamento infantil;
ü  Unidade de género;
ü  Uma sala de geração bizz
ü  Actividades culturas;

b)     Leccionação
Ainda com o método de entrevista, foi verificado que o Director da escola não lecciona alguma turma, mas o Director Adjunto Pedagógico não lecciona alguma nenhuma turma/disciplina tem mais tempo para atender a secção pedagógica.
Ainda foram observadas as seguintes tarefas do responsável administrativo:
Ø  Chefiar a secretaria;
Ø  Velar pelos salários dos funcionários;
Ø  Controlar e organizar os processos individuais dos funcionários;
Ø  Orientar e controlar assiduidade e a pontualidade dos funcionários;
Ø  Elaborar efectividade dos funcionários;
Ø  Orientar e controlar o registo de entrada e saída de correspondência (expediente);
Tem como horário de entrada 07: 30h e saída as 15: 30 h.
c)       Professores:
Através da entrevista e a observação directa de banco d dados, registou se:
A existência de 30 funcionários, 05 é o pessoal administrativo. Dos 25 docentes, 23 são a giz e 02 não a giz, exercendo tarefas da secretaria por vários motivos. Para mais detalhes vide o quadro a seguir:
Professores
H
M
HM
Pessoal administrativo
H
M
HM
Sem formação
0
0
0



0



05



05
Em formação
0
0
0
Com formação
03
22
25
Com nível superior
01
04
05
Com nível médio
02
18
20
Com nível elementar
0
0
0
À giz
02
21
23
Não a giz
01
01
02
Tabela. 3
Ø  Os professores desta escola beneficiam – se de alguma formação em exercício, através do Instituto de Formação de Professores (IFP) de Tete.

d)     Periodicidade de supervisão e controle da escola
A escola recebe visita como:
*      Do MINEDH, anualmente;
*      Técnicos dos Serviços provinciais, trimestralmente;
*      Técnicos dos serviços distritais, mensalmente;
*      Visita por outro pessoal como membros do Governo, ocasionalmente.

Ø  Os pais ou encarregados de educação tem fácil acesso a direcção da Escola, diariamente para situações pedagógicas, comportamento e legalização da documentação dos seus educandos.

2.3. Descrição das Condições Físicas da Escola:

Com o método de observação directa e a entrevista estruturada, que consta no guião de observação, registou – se as seguintes condições físicas da Escola Primaria Completa de Gungunhana:
v  Existência de uma área para jogos, particularmente de Educação física;
v  Existência árvores de sombra; 
v  Existência de mastro e bandeira nacional;
v  Existência de vitrina onde são fixadas informações (dentro e fora da Secretaria);
v  Existência de duas latrinas duplas, sendo uma para os rapazes, outro para as raparigas e uma para os professores, sendo operacionais.
v  Existência de guarda;
v  A Escola é limpa, com uma boa parecia, bem localizada e pintada com corredores seguros e iluminados;
v  Existência de material de limpeza.

Outros aspectos observados:
v  A escola possui carteiras duplas, uma sala que serve de bloco administrativo e uma sala de aula;
v  A escola conte seis (6) blocos, cada bloco conte dois (2) salas, no meio das salas de aula tem um campo ondem prática jogos principalmente futebol 11 e Educação física as balizas são móveis;
v  Ao redor da escola contem no total 176 árvores, a traz do bloco da secretaria tem uma tornela;
v  A escola enquadra-se em duas ruas onde a rua com muita movimentação de automóveis esta na afrente da escola.
A observação da escola
Figura .1



a)      Ainda pela entrevista e observação, verificou – se a existência dos seguintes documentos normativos na escola:
  • Plano anual de actividades;
  • Regulamento Geral do Ensino Básico das Escolas do Ensino Básico;
  • Regulamento Interno da Escola;
  • Estatuto Geral dos Funcionários e Agente do Estado;
  • Mapa do aproveitamento Pedagógico do 2º trimestre de 2017;
  • Programas de Ensino para todos os ciclos leccionadas pela escola.

 Mapa do aproveitamento Pedagógico do 2º trimestre de 2017
Figura. 2
b)     Outros aspectos observados:
Existência de processos dos alunos, organizados por turma e pastas de arquivos e numerados, ondem guarda documentos dos Alunos/ Estudantes.
A escola tem plano anual das actividades e contem:
Ø  Actividades preparatórias para o inicio do ano lectivo (organização e realização do processo de inscrições e matriculas, a formação de turmas, planificação analítica trimestral dos conteúdos temáticos, a elaboração ou reprodução de horários,…),
Ø  Previsão de ascensões de assistências de aulas,
Ø  Previsão de reuniões de conselhos pedagógicos e de notas, a assembleias gerais,…,
Ø  Previsão do controle e processamento de ordenados dos funcionários,
Ø  Previsão de palestras com alunos e funcionários.

A escola tem regulamento geral das escolas do ensino básico que objectivos e classificação das escolas,
Ø  Organização e funcionamento das escolas,
Ø  O conselho da escola,
Ø  Da direcção da escola,
Ø  Do ingresso matricula e inscrições e alunos
No regulamento interno da escola tem:
Ø  Horário da escola,
Ø  Deveres e direitos dos alunos e dos funcionários,
Ø  Sanções
Que contem:
Ø  Nomeações, tomada de posse, comissão de serviço. Através de confiança tomada de posse,
Ø  Tem que haver cerimónia com os colegas comissão de serviço,
Ø  Como se faz.
É aquele que tem nomeação provisória. Quem não tem nomeação não é funcionário mais sim é agente de estado.
Ø  Deveres gerais e específicos dos funcionários e dirigentes,
Ø  Artigo que fala de investimento e suplemento,
Ø  Artigo que fala de férias, faltas e licenças.
Programas de ensino básico são:
Ø  1º Ciclo são duas classes 1ª e 2ª classes
Ø  2º Ciclo são três classes 3ª ,4ª ,5ª classe
Ø  3º Ciclo são duas 6ª e 7ª classe.
A escola possui instrumento de despachos que contem:
Ø  Curricular 5
Assunto: Abertura de escolas de ensino geral 2013
Ø  Curricular 5
Assunto: Gestão e contribuições financeiras dos pais, encarregados de educação e comunidade em geral nas instituições de ensino 2013
Conteúdos
Ø  Construção de salas de aulas,
Ø  O pagamento dos funcionários

1.Todas as contribuições dos encarregados devem ter conta bancária pelo depósito dos encarregados.

Livro da turma é um dos documentos que vem registado a lista dos alunos, professores, carga horária, estatística da turma e outras informações pedagógicas. É um instrumento importante na sala de aula porque nele regista-se as lições diárias, o controle de presenças dos alunos, tem sido como um coração de uma turma.
Neste livro da turma contem:
Ø  Página que fala de relação dos alunos,
Ø  As disciplinas nas páginas 3 e 4 e cada avaliação são lançadas na caderneta.
Ø  Páginas 10 e 11 o nome do aluno, contacto do encarregado, participação dos encarregados nas reuniões,
Ø  Página de participação do aluno nas actividades extra-curriculares 12 e 13,
Ø  Mapa de falta dos alunos,
Ø  Mapas de registos de temas.
Outros aspectos nas actividades da área organizacional são compostos por três aspectos que são: Director da escola, Directora Adjunta Pedagógica e a composição da direcção da escola.
Ø  Na área pedagógica sempre tem havido supervisão quando há necessidade,
Ø  A escola tem regulamento interno,
Ø  Todos professores são do quadro.
A pesquisa descritiva tem como objectivo principal, a descrição das características de determinadas populações ou fenómenos ou estabelecimentos de relações entre variáveis (Gil 1999,p.44).
O director da turma é nomeado pelo director da escola sob proposta do DAP e tem como funções:
Ø  Montar as estruturas dos alunos na turma e dinamizar o seu funcionamento,
Ø  Capacitar o responsável do grupo e chefe da turma para realizar com eficiência as suas tarefas,
Ø  Zelar pelo comportamento, assiduidade, pontualidade e higiene dos componentes da turma,
Ø  Registar periodicamente as informações de cada um, organizando arquivo da turma,
Ø  Preparar e dirigi-lo cuidadosamente as reuniões do conselho da turma,
Ø  Organizar e dirigir conselho de nota da sua turma,
Ø  Elaborar o mapa de faltas periodicamente e encaminha-lo para secção pedagógica,
Ø  Decidir sobre as justificações das faltas dos alunos,
Ø  Em caminhar para direcção da escola os casos da turma.
O Director Adjunto Pedagógico da Escola é nomeado pelo Administrador do Distrito sob proposta do Director da escola e com o parecer do Director do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia.
A escola é constituída dos seguintes órgãos:
O director da escola (Fanuel Miguel), a directora adjunta pedagógica (Isabel Saize J. Mponda) e chefe da secretaria (Jacinta Carlota Jacinto).
O Director da escola é um professor nomeado pelo Administrador do Distrito sob proposta do Director do Serviço Distrital de educação, Juventude e Tecnologia.
Ø  Dirigir, coordenar e controlar a escola,
Ø  Convocar e presidir as sessões do colectivo de direcção, do conselho pedagógico e Assembleia Geral da Escola,
Ø  Delegar alguns poderes que integram a sua competência a outros membros da direcção.
Composições das sessões têm uma sigla (OPAE) organização-politica-administrativa da escola.
Orientam-se pelo plano anual da directora adjunta pedagógica.
A escola possui mapas estatísticos de aproveitamento e contém:
Ø  Alunos no início do ano 3∕3;
Ø  Alunos novos ingressos 1ª e 6ª classe, 6ª classe porque saem do 2º ciclo para 3º ciclo.
Ø  Mapa estatístico de efectivo escolar.

3.4.2. Actividades extra-escolares

Na EPCG tem tido jornadas de limpeza, jogos, concursos, palestras sobre HIV-SIDA, cuja sua duração é de uma (1) hora e meia, a sua frequência é semanalmente, as actividades são a acompanhados pelos directores das turmas também sob orientação da direcção da escola.
Os pais ou encarregados de educação tem fácil acesso à direcção da escola quando forem necessários.

Organização das turmas

Nas turmas encontramos o DT, o conselho de turma que é constituído pelos professores que passam na turma, chefe e adjunto de turma, pai e mãe de turma e no EP1 o professor da turma.
A escola tem 12 turmas cada em média de 50-70 alunos e 25 carteiras em cada turma.

Registo de notas

A EPCG tem pautas de frequências onde contem notas trimestrais, nome do aluno, faltas, notas trimestrais por cada disciplina, comportamento por disciplina e trimestre, média global. E ainda a parecem espaço onde são lançadas datas dos conselhos de notas, assinatura de secretário presidente de conselho, DT e director da escola.
Nos documentos da secretaria tem documentos pessoais:
Ø  Documento do seu agregado familiar;
Ø  Documento de nomeação;
Ø  As fichas de classificação;
Ø  Certificado de habilitação literária e profissional;
Ø  Certificado de participação;
Ø  As folhas de justificação de faltas;
Ø  Pedido de despensa.
Ø  Dados biográficos;
Ø  Frequência escolar;
Ø  Ficha de saúde (vacinas);
Ø  Registo de aproveitamento pedagógico trimestral ou anual;
Ø  As faltas durante o trimestre;
Ø  Apreciação geral e transferência.
São documento que contém dados pessoais:
Ø  Documento do seu agregado familiar;
Ø  Documento de nomeação;
Ø  As fichas de classificação;
Ø  Certificado de habilitação literária e profissional;
Ø  Certificado de participação;
Ø  As folhas de justificação de faltas;
Ø  Pedido de despensa.
A escola tem o livro e de entrada e de correspondência:
Ø  Número de ordem da entrada de correspondência;
Ø  Data (mês e ano) de entrada;
Ø  Número de documento;
Ø  Proveniência;
Ø  Assunto;
Ø  Observação.
Nesta pasta tem o livro de protocolo:
Ø  Data (dia, mês e ano);
Ø  O número do documento;
Ø  Destinatário;
Ø  Rubrica de quem expede e de quem recebe;
Ø  Observação;
Ø   
A escola conte uma área para a prática da produção escolar: essa actividade é realizada pelos alunos, horta e outros trabalhos manuais, feitura vassoura, costuras, carpintaria, etc. A escola não tem cantina.



Matérias em falta na EPCG
Clube escolar
     Sim
Não
M
F
Futebol
X
X

Andebol


X
Voleibol


X
Basquetebol


X
Futsal


X
Xadrez


X
Jogos Tradicionais


X
                                                  Tabela.4
A escola não tem centro de saúde.
Em relação ao combate contra ao HIV-SIDA a escola tem realizado palestras sobre o HIV-SIDA e outras enfermidades na 2ª, 4ª e 6ª feira de cada semana, realiza jogos que coordenam com a palestra do dia.
O conselho da escola reúne pelo menos três vezes por ano para:
Ø  Aprovação do plano de actividade da escola;
Ø  Monitorar o desempenho dos órgãos da escola, o comportamento dos professores e pessoal, o aproveitamento pedagógico e comportamento dos alunos;
Ø  Aprovação e utilização dos fundos.
Após a realização deste trabalho, na observação directa dos aspectos físico da EPC G no mês de Outubro, verifiquei o seguinte:
Ø  Há fraca participação nas actividades recreativas, como actividades desportivas e de docência.
Ø  Realizando as PPGs na EPCG , há uma baixa segurança na parte de vidro, o bem é que as janelas estão gradeadas.
Tivemos como dificuldades, por não conseguir termos o contacto director da escola, também com a DAP, por esta razão não conseguimos obter algumas informações da área do director como no caso do reino da escola por não estar vedado, nos queríamos saber o que tem feito com que as pessoas circunvizinha não invadam o tereno escolar, o que a escola pensa sobre a situação de agua uma vez que a agua é indispensável para homem.  Defrontamos ainda como dificuldades a Directora Adjunta Pedagógica por não mostrou a disponibilidade de nos fornecer o aproveitamento pedagógico do ano 2015 alegando que tinha muitos estudantes para ser atendidos.
Tendo em conta o rosto da escola importa recomendar aos funcionários desta escola a adoptar uma estratégia para o controle dos vidros das janelas das salas novas visto que estão a sendo partido muito ainda recomendamos mais pela limpeza latrinas dos alunos que mostra um aspecto não favorável para vida humana e limpeza do próprio recinto escolar.
Em especial agradecia a direcção da escola se tivessem uma iniciativa de criar uma cantina escolar para terem o controlo das crianças que saem do recinto escolar pra lanchar, tente criar este meios para tal. Ainda mais gostaria que os parceiros e comunidade criassem meios de haver uma canalização de água potável para a escola, que facilitaria nas actividades escolares como na limpeza de latrinas e no regadio das plantas, para a sombra, campo de futebol onde os alunos podiam praticar esta modalidade assim como outras actividades desportistas.
Embora seja um aspecto comum de muitas escolas, as paredes da EPC Castro Teófilo apresenta se sujas e com algumas escritas nas paredes.


4.1. Problemas constatados e possíveis soluções
Com o método de observação directa e a entrevista estruturada, que consta no guião de observação, constatou os seguintes problemas na Escola Primaria Completa Gungunhana:
Problema
Soluções
01
Falta de sala de professores.
A escola já tem iniciativas, possui blocos que pretende construir o bloco administrativo. Pode se contemplar a sala de professores.
02
Falta de sala para material de limpeza, o material é posto na sala da DAP junto com o matéria didáctico como alternativa.
Ainda com a iniciativa que a escola tem de construir o bloco administrativo com blocos existentes pode se contemplar um compartimento para o tal material.
03
Falta de dispositivo contra incêndios.
Procurar parceiros para a sua disposição; ou contactar com alguns encarregados que ao longo das contribuições, estes podem contribuir com este dispositivo de incêndios.
05
Existência de 3 turmas ao ar livre.
Já existe a solução, já esta se a construir 04 salas de aulas.
06
Falta da cantina escolar.
Com os blocos existentes pode se contemplar a construção da cantina escolar. Em caso de não haver fundo para a sua exploração, pode se mandar alugar. Existindo a cantina escolar pode se evitar atravessa da estrada quando vão a procura de um produto nos intervalo evitando assim acidentes.
07
Falta de vedação/murro.
A escola já tem um parceiro para a construção do murro, o Instituto de Línguas. Apenas é melhor insistir para que seja breve a sua construção.
08
Insuficiência das latrinas.
Há uma solução. Na construção de 04 salas estão contempladas as latrinas.

Tabela. 5



As PPG constituem uma fonte importante para a integração dos estudantes na realidade de escolar, entretanto, encaminhá-lo num sentido mais abrangente em relação aos métodos do ensino, meios e conteúdos, no PEA.
De um modo geral, durante a observação conclui-se que a EPCG possui uma estrutura qualificada que deverá servir de exemplos em termo de organização de conteúdo geral, observa saneamento do meio e esta nela valorizado o género visto que existe o maior número de professoras. No que tange aos aspectos negativos, nota se falta de iniciativa de pequenos reparos de algumas janelas de madeiras danificadas. Constato ainda que a escola Gungunhana promove a Educação.
Embora com alguns problemas, a Escola Primaria Completa Gungunhana, tem uma boa aparência física com mínimas condições favoráveis, melhor Organização e Gestão da Escolar e possui todos documentos normativos necessários.
Ainda tem boas iniciativas em coordenação com a comunidade.


Universidade Pedagógica de Moçambique – Tete, 30 de Outubro de 2017.
Referências Bibliograficas
DIAS,H. Norberto,VVAA.Manual de Práticas e Estágio Pedagógico.UP.Editora Educar. 2010.

SEVERINO, A. Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo. Cortez Editora. 2007.








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