OBSERVAÇÃO DE ESTOMAS E CLOROPLASTOS

· OBJETIVOS
- Observe a morfologia típica das células vegetais e a presença de estômatos.
- Pratique as técnicas de coloração de preparações microscópicas.
- Reconhecer as principais organelos fotossintéticas das plantas.

FUNDAÇÃO TEÓRICA

· EPIDERMIS é um tecido formado por uma única camada de células ligadas entre si, sem deixar espaços intercelulares. Pode ser encontrada nas folhas, caule e raízes das plantas jovens. Suas células não possuem cloroplastos e podem ser espessadas externamente com materiais lipídicos, formando uma camada impermeável chamada cutina. Nesse caso, a camada de cutina impede a troca necessária de água e gases com a atmosfera, de modo que apareçam, principalmente na parte inferior das folhas, estruturas chamadas estômatos que possibilitam essa troca. Os estômatos têm um mecanismo que regula sua abertura e fechamento.

 
A epiderme é um tecido protetor cuja função é proteger a planta da dessecação e agressão de agentes externos. Na raiz, permite a absorção de água e sais minerais.
A forma das células epidérmicas e estômatos depende do tipo de planta que estamos estudando. Às vezes, o ostíolo não é visto como fechado; nesses casos, outra amostra deve ser preparada com uma folha recém cortada, já que os ostíolos costumam ser fechados nas folhas murchas ou cortados há muito tempo.

As células da epiderme da folha do lírio são alongadas e incolores, possuem núcleos muito visíveis (n). Cada estoma é formado por duas células de canto simétricas, células estomáticas ou oclusivas (est), estas são as únicas na epiderme que contêm grãos de clorofila (cp). Um buraco em forma oval, o ostíolo (ost), é percebido entre as duas células. Se grãos de cloroplastos aparecem nas células da epiderme, eles pertencem ao parênquima de clorofila da folha (par).
Os vegetais são seres autotróficos fotossintéticos. Graças à clorofila, eles são capazes de sintetizar matéria orgânica, principalmente carboidratos, a partir de compostos inorgânicos como o CO2. Os cloroplastos são as principais organelos envolvidas nesse processo.
     

Na folha do musgo, o citoplasma aparecerá cheio de grânulos verdes abundantes, cloroplastos (cp). A forma e o tamanho dos cloroplastos variam de acordo com o material que observamos; em geral, são mais ou menos esféricos ou ovais.

MATERIAL


Equipamento de laboratório
Microscópio
Bisturi ou bisturi
Pinças
2 Slides / 2 lamelas.
Banco de coloração ou placa de Petri.
Papel de filtro
Mamadeira.
Reagentes

Glicerina a 50% em frasco conta-gotas
Verde metílico acético.
Material biológico
Folhas recém cortadas de lírio, tulipa, gladíolo, cebola ou alho-porro (qualquer monocotiledônea)
Folhas de musgo ou Elodia (algas aquáticas).

Verde metílico acético: 1 grama de corante em pó, 100 ml de álcool etílico e 1 ml de ácido acético glacial.

MÉTODO
a) Observação do estoma da epiderme de Lily
1. Faça uma incisão transversal, com uma lâmina de meio centímetro de comprimento, no terço superior da lâmina. Com a pinça, puxe uma das bordas do corte rasgando a lâmina longitudinalmente. Uma membrana fina, que é a epiderme da folha, sairá facilmente.
2. Com a lâmina colocada em cima da placa de Petri, adicione algumas gotas de corante verde metil-acético à amostra e aguarde, mais ou menos 5 minutos, para que ela exerça sua ação.
             

3. Após cinco minutos, remova o corante derramando água sobre a amostra, que você anexará ao suporte com a ajuda de uma pinça. O excesso de água ou corante restante ao redor da amostra é seco com um pedaço de papel de filtro.
4. Adicione cerca de 2 ou 3 gotas de glicerina a 50% e coloque cuidadosamente a lamela sobre o fragmento da epiderme, cuidando para que não haja bolhas de ar entre a tampa e a lâmina. Observe o microscópio começando com o objetivo de menor ampliação e depois passe para outros de maior ampliação.
b) Observação de cloroplastos na folha do musgo.
1. Coloque uma folha de musgo em uma lâmina com uma gota de glicerina a 50%. Coloque a tampa seguindo a técnica da prática anterior.
2. Observe o microscópio, começando com os objetivos de ampliações menores, mudando progressivamente para aqueles de maior ampliação


ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.
· Faça um esboço da imagem observada (ou tire uma foto) e aponte para a membrana, o núcleo, o citoplasma e os estômatos. Colorir o núcleo celular. Anote os aumentos com os quais você fez sua observação.
· Dos desenhos mostrados abaixo, indique qual deles melhor representa a imagem que você observa no microscópio.

· Quais são as partes da célula que você observa com mais clareza?
· Como os estômatos que você observou, abriram ou fecharam? A que se deve?
· Por que você acha que a epiderme deve ser manchada antes de ser examinada ao microscópio?
· Qual é a epiderme de uma folha e qual é o seu propósito?
· As células que você vê têm uma membrana facilmente visível. É a membrana plasmática ou a parede celular?
· Que função os estômatos desempenham?
· Qual é o pigmento nos cloroplastos? Qual é a sua função?
· Estabelece a relação entre a cor observada nos cloroplastos e a função que eles têm nas plantas.
· Ao observar com o MO. Como serão as células de uma planta que germinou sob uma rocha? Argumente sua resposta. Propor um experimento que permita apoiar o argumento acima.