Índice

i.     Lista de abreviaturas

ii.    Declaração

iii.       Dedicatória

iv.       Agradecimento

2. Objectivos

2.1. Objectivo geral

2.2. Objectivos específicos

3. Metodologia de trabalho.

Conceito

3.1.Observação

3.2. Actividades que foram realizadas na UP

4. Etapas do Estagio pedagógico de Biologia

4.1.Pré-observação

4.2. Observação

CAPITULO II: REFERÊNCIAS TEÓRICAS

2.1. Planificação/panejamento

2.1.1. Plano de Ensino

2.1.2.Objectivos de ensino

2.2.Recursos de ensino

2.3. Método de ensino

2.4.Funções didácticas de uma aula

CAPITULO III: DESCRIÇÃO DA ESCOLA DE ESTÁGIO

3.1.Outras condições.

3.2.1. Leccionação de aulas

3.2.2.Planificação das aulas

3.2.3. Estrutura e organização de aula

CAPITULO IV: AULAS LECIONADAS

4. Descrição das aulas lecionadas pelo praticante / Estagiário

Primeira aula leccionada (Vídeo Aula 1)

Segunda aula lecionada (Precensial)

Terceira aula lecionada (Video Aula 2)

Quarta Aula Lecionada (Video Aula 3)

4.1. Planificação e execução de aulas

CAPITULO V: SÍNTESE GERAL DAS ACTIVIDADES DO ESTÁGIO

5.Actividades gerais desenvolvidas durante o estágio

5.1. Relacionamento dentro e fora de sala de aula

5.2. Supervisão pedagógica

5.3. Avaliação das Aulas dada com colegas (Criticas)

5.3.1. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Primeira Aula Observada)

5.3.2. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Segunda Aula Observada)

5.3.3. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Terceira Aula Observada)

5.3.4. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Quarta Aula Observada)

6. Sugestões

7. Conclusão

9. Bibliografia

8. Anexos

 

i.             Lista de abreviaturas

ESG- Ensino Secundaria Geral;

MEC- Ministério de Educação e Cultura

PEA – Processo de Ensino e Aprendizagem

EPB- Estagios Pedagogicos de Biologia

EP- Estagios Pedagogicos

REPB- Relatório de Estagios Pedagogico de Biologia

SNE- Sistema Nacional de Educação

UniP – Universidade Púguè.

UniP/ExtT-Universidade Púnguè, Extensão de Tete


 

ii.                  Declaração

Eu, Valdemar Fidalgo Laissone, declaro por minha honra, que este relatório de EP. Especifica de Biologia, é resultado da minha investigação pessoal sob orientação do meu docente da cadeira de Estágio Pedagógico da disciplina de Biologia, o seu conteúdo é original e todas as fontes estão devidamente mencionadas no texto e na bibliografia final. Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.

 

 

                                        Tete, ao 15 de novembro de 2020

 

                                                 (xxxxxxxxxxxxx)

 

iii.                Dedicatória

Dedica-se em memoria do meu pai que a vida lhe deixou tão cedo, a minha mãe, aos meus irmão, amigos, colegas e familiares em geral, o docente da cadeira xxxxxx que tem contribuído bastante no meu sucesso académico e que directa ou indirectamente motiva os meus estudos, manifestando o desejo de que se atinjam os meus objectivos na Universidade Púnguè, Extensão de Tete.

 

 

iv.                Agradecimento

Agradece-se a todos aqueles que de forma directa ou indirecta, contribuíram para a realização do presente trabalho das Estegio Pedagogico de Biologia Especifico, em especial aos docente do curso de Biologia da Universidade Púnguè, Extensão de Tete, colegas nas Simulações das Estágio Pedagógico de Biologia na Universidade Púnguè, Extensão de Tete, e os estudantes da Biologia, que de uma forma geral constituíram o principal objecto de estudo deste trabalho e que possibilitaram para recolha de dados para o sucesso do mesmo trabalho.

 

 

 


 

v.                  Resumo

Este relatório é resultado do processo de Simulações de Estagios pedagogicos  de Biologia decorreu na Universidade Púnguè, Extensão de Tete, com objectivo de profissionalizar o estudante, a partir de situações didácticas concretas proporcionando lhes o desenvolvimento das competências do saber ensinar, saber aprender saber ser e conviver profissionalmente. As Simulações de estagio de Biologia foi um momento em que o estudante entra em contacto com a situação Didáctica concretas mas ainda no sentido de leccionação no qual tinha como objectivo leccionar, relacionar conteúdos docente-aluno dentro da sala de aulas. Em resultado deste processo de e Simulações de Estagio Pedagogico de Biologia dizer que as aulas foram bem administradas embora com pequenas dificuldades que  a epidemia (covid-19) veio desorganizar tudo, apesar de não termos nas escolas com os alunos isso obrigou a direcção do do departamento da Uni-púnguè a reiventar para continuarmo-nos com os estagios, no entanto neste relatório o autor aborda dificuldades relacionadas com o atraso do dominio de dar aulas, ausência constante estudante de Biologia em tempos úteis de aula. Por último consta-se neste relatório as sugestões do solucionamento das dificuldades detectadas e a respectiva  conclusão.

 

Palavras-chave: Simulações de estagios ocorrido na  Universidade Púnguè, Extensão de Tete

 

 

 

 

 

 

1.      Introdução

presente trabalho de Estágio Pedagógico de Biologia, neste caso de Simulações das aulas fora elaborado no âmbito da cadeira E, do curso de licenciatura em Ensino de Biologia 4o ano na Universidade Púnguè, Extensão de Tete. Sendo assim, constitui uma parte de avaliação semestral realizada por mi mesmo que tem como objectivo geral, Compreender o processo de planificação, leccionação da aula, observar, criticamente as aulas leccionadas pelos colegas; saber como ministrar uma aula de Biologia no Processo do ensino de aprendizagem; e objectivos específicos, Identificar os métodos e estratégias usados pelos colegas durante a simulação de uma aula de Biologia sobre temas seleccionados, Descrever os principais aspectos positivos e negativos de uma aula simulada pelo colega, tem por tarefa ser um instrumento útil para a assimilação do tema e desenvolvimento do espírito de trabalho, comunicação e apresentação durante a simulação.

O relatório está estruturado da seguinte maneira: Capitulo I, trata-se de introdução, objectivos e metodologias, aspectos fundamentais da cadeira como: apresentação do programa da disciplina e a distribuição dos estudantes por escolas, Capitulo II, fala-se de referenciais teóricos, capitulo III, apresentação dos estudantes a Direcção de Escola assim como aos respectivos tutores, descrição da Escola de Estagio e apresentação das actividades desenvolvidas durante o Estagio e IV e ultimo capítulo apresenta aspectos conclusivos e referência bibliográfica.

Estas actividades decorreram durante um período de um semestre. Elas tinham como finalidade colocar os estudantes em contacto directo com a própria, numa comunhão com a teoria, na tentativa de aplicar o aprendido na sala de aulas (faculdade), ao longo do semestre e meio de formação.

O método usado para a elaboração deste trabalho foi a observação directa das aulas e a análise das demais situações ali vivida. As Práticas Pedagógicas desenvolvem actividade do processo de ensino – aprendizagem (PEA), pesquisa, desenvolvimento de competências do saber ensinar, aprender, saber ser e saber conviver profissionalmente assim como desenvolver capacidade de análise e contribuição crítica e criadora para uma melhoria da qualidade de ensino.

As práticas pedagógicas completam outras disciplinas de formação específicas e geral na construção do perfil integrado do futuro professor, e neste caso de Biologia.

2. Objectivos

2.1. Objectivo geral

ü  Compreender o processo de planificação, leccionação da aula, observar, criticamente as aulas leccionadas pelos colegas; saber como ministrar uma aula de Biologia no Processo do ensino de aprendizagem;

2.2. Objectivos específicos

ü  Identificar os métodos e estratégias usados pelos colegas durante a simulação de uma aula de Biologia sobre temas seleccionados;

ü  Explicar os principais momentos de uma aula;

ü  Descrever os principais aspectos positivos e negativos de uma aula simulada pelo colega.

3. Metodologia de trabalho.

Metodologia usada para a realização do presente trabalho, privilegiou-se a consulta bibliográfica, que consistiu de na utilização de obras como Brochuras, manuais de didácticas e de supervisão do estágio pedagógico de biologia, e usou-se os métodos de observação directa e indirecta entre outras obras descritas no texto do trabalho.

 

Conceito

As práticas Pedagógicas são actividades curriculares articuladoras da teoria e da prática, que garantem o contacto experiencial com situações psicopedagógicas e didácticas concretas e que contribuem para preparar de forma gradual o estudante para a vida profissional.

 

De acordo com (Manual de Pratica Pedagógica.pg 16) afirma que a, Prática Pedagógica Geral (PPG) visa preparar os estudantes para observar e analisar criticamente situações escolares nos aspectos organizacionais, pedagógicos e administrativos. Esta disciplina possibilita ainda uma vivência (real ou virtual) no meio escolar em contacto com os alunos, professores e funcionários de modo a criar no estudante da UniP hábitos de trabalho, de colaboração e de convivência próprios desse meio.

 

3.1.Observação

Segundo LAKATOS e MARCONI, (2003:190) “a observação é uma técnica de colecta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam estudar”.

A observação ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objectivos sobre os quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento.

3.2. Actividades que foram realizadas na UniP

Antes dos estudantes (praticantes) irem ao campo de acção, a docente ou seja a supervisora da cadeira, apresentou o programa, sendo uma conferência focando essencialmente nos seguintes pontos: aula ideal, os desafios para um bom professor; os métodos centrados no aluno, aprendizagem cooperativa entre outros especto importantes no processo de ensino aprendizagem. Por outo lado a docente da cadeira orientou para cada estudante elaborar planos de aula, onde se fez simulação das mesmas pelos estudantes para verificar ate que ponto o estudante é capaz de responder as demandas da educação.

4. Etapas do Estagio pedagógico de Biologia

Quanto às etapas o estágio Pedagógico de Biologia (EPB) conheceu três etapas fundamentais nomeadamente:

Ø Pré-observação

Ø Observação

Ø Pós-observação

4.1.Pré-observação

Nesta etapa ocorreu a preparação para a integração dos estudantes nas escolas. Neste âmbito o coordenador das práticas e Estagio Pedagógico a Mestre Juliana Paulo, formou os grupos que foram integrados em 4 escolas da cidade de Tete. As escolas da cidade de Tete contempladas foram nomeadamente: Escola Secundária de Tete, Escola Secundária de Chingodzi, Escola Secundaria SOS Hermann Gmeiner de Matundo.

4.2. Observação

Consiste na participação real do conhecimento na vida da comunidade, do grupo ou de uma situação determinada (Ibid, 1999 p.113). Neste caso consistiu e obsecervar e na lecionação das meccos aulas dentro da sala de aulas com os colegas na Universidade Púnguè, Extensão de Tete que era licionadas as aulas de 8ª até 12ª classe.

A observação foi orientada por instrumentos de recolha de dados, assistências de aulas, fichas de assistência de aulas, participação nas avaliações e encontro com o grupo de disciplina. Nesta fase incidem aspectos relacionados com a descrição e análise de actividades de observação, planificação e o acto de leccionar.

4.2.1. Apresentação a direcção da escola

 A apresentação foi feita mediante do processo de Simulações de Estágios pedagógicos  de Química decorreu na Universidade Púnguè, Extensão de Tete onde ocupamos umas das salas da mesma univesridade, com objectivo de profissionalizar o estudante, a partir de situações didácticas concretas proporcionando lhes o desenvolvimento das competências do saber ensinar, saber aprender saber ser e conviver profissionalmente. Em resultado deste processo de Simulações de Estagio Pedagógico de Biologia dizer que as aulas foram bem administradas embora com pequenas dificuldades que  a epidemia (covid-19) veio desorganizar tudo, apesar de não termos nas escolas com os alunos isso obrigou a direcção do departamento da Uni-púnguè a reinventar para continuarmo-nos com os estágios, no entanto neste relatório o autor aborda dificuldades relacionadas com o atraso do domínio de dar aulas, ausência constante estudante de Biologia em tempos úteis de aula.

 

CAPITULO II: REFERÊNCIAS TEÓRICAS

O Estágio Pedagógico, não pode tratar do ensino, por parte do futuro professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do estudante. A prática pedagógica é o estudo da situação institucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido enfatiza a relação professor-estudante praticante.

O processo do estágio pedagógico desempenha suas funções nas escolas onde segundo Segundo LIBÂNEO (1994), escola é lugar onde a Educação decorre.

2.1. Planificação/panejamento

Consiste na programação dos trabalhos escolares para um curso (plano de curso) ou para cada unidade do plano de curso (plano de unidade) ou para cada parte da unidade (pano de aula). (Ibid:42)

2.1.1. Plano de Ensino

 Plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didácticas para um ano ou semestre. É denominado plano de curso ou plano de unidade didáctica e contém os seguintes componentes: justificativa da disciplina em relação aos objectivos da escola; objectivos gerais, específicos, conteúdos, tempo provável e desenvolvimento metodológico. LIBÂNEO (2006:232-233), 

2.1.2.Objectivos de ensino

De acordo com PILLETTI, é a descrição clara daquilo que pretendemos alcançar com a nossa actividade docente

Plano de aula: segundo NERCI (2002), plano de aula é uma reflexão sobre o trabalho a ser realizado na sala de aulas. Então pode se afirmar que o plano de aula como um guião que o professor usa para se orientar no exercício da leccionação das suas aulas.

Aula é um momento didáctico em que se dedica a aquisição de novos conhecimentos ou aquisição de uma tarefa coordenada e ordenado de uma forma sequenciada.

 Escola: segundo PILETTI, (2001) escola é um lugar, ambiente em que as crianças ou jovens se reúnem entre si e com educadores profissionais para tomarem consciência mais profunda de suas aspirações e valores mais íntimos e mais legítimos e tomarem decisões mais esclarecidas sobre a sua vida, a partir de aprendizagem significativa.

 Educaçãosegundo PILETTI, (2004) educação é acção que as gerações adultas exercem sobre gerações novas orientando sua conduta por meio de transmissão de conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceites pelo grupo social.

 Aluno é a pessoa que recebe instrução ou educação de algum mestre em estabelecimento de ensino. De acordo com o conceito acima referenciado, pode se entender que, aluno é o indivíduo que tem ido a escola contribuir e receber conhecimentos.

 Professor: segundo PILETTI (2004), professor é um mero mediador da informação que os estudantes trazem de diversos locais. De acordo com a definição acima citada, pode se entender que, professor é uma pessoa que ensina, media uma ciência, uma arte, uma técnica ou uma disciplina.

2.2.Recursos de ensino

Segundo PILETTI (2001), recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem a estimulação para o aluno. De acordo com a definição acima citada, pode se entender que recurso de ensino é tudo aquilo que o docente lhe facilita a leccionação da sua aula.

Turma: segundo o Regulamento geral das escolas do ensino básico, turma é o conjunto de alunos que frequentam num determinado espaço ou sala de aula. De acordo com o conceito acima referenciado, pode se entender que turma é um conjunto de indivíduos que recebem instrução num determinado espaço ou sala de aulas.

2.3. Método de ensino

Segundo NERCI (2002), método é o conjunto de procedimentos escolares lógicos e psicologicamente estruturados de que o professor recorre para orientar a aprendizagem dos educandos de modo que eles construam o conhecimento, desenvolvam capacidades, habilidades, formar atitudes e convicções; o método representa a maneira de conduzir o pensamento ou acções para alcançar o objectivo, isto é, o caminho para atingir um objectivo.

2.4.Funções didácticas de uma aula

Segundo NERCI (2002) São etapas ou fases do processo de ensino e aprendizagem. Elas apresentam sequencialmente e com uma interligação. De acordo com o conceito acima referenciado, entende se função didáctica como passos que compõem uma aula. E podem ser Introdução/Motivação, Mediação/Assimilação, Domínio/consolidação e controlo/avaliação.

 

Motivação - Segundo NERCI, é todo e qualquer trabalho escolar que consiste em predispor o educando para os trabalhos escolares.

Mediação e Assimilação - Segundo VELARIANO (1979), é a função didáctica na qual o aluno adquire o património sócio cultural e científico.

Domínio e consolidação - Segundo LIBANEO (1994), é a função didáctica na qual se torna firme os conhecimentos na esfera cognitiva do aluno.

Controle e avaliação - Segundo LIBANEO (1994), é a função didáctica na qual se verifica o grau de assimilação dos conhecimentos pelo aluno.


CAPITULO III: DESCRIÇÃO DA ESCOLA DE ESTÁGIO

3.Localização Geográfica  da Universidade Púnguè, Extensão de Tete

Quanto a sua localização geográfica da Universidade Púguè, Extensão de Tete localiza-se no bairro Matundo, Campus universitário de Cambinde a 900 metros da Estrada nacional nº 07 e cerca de 7km da cidade cimento, em suma, a universidade localiza-se na cidadela de Tete logo na entrada do lado direito. É uma instituição do ensino superior que se dedica a formação de professores.

3.1.Outras condições.

Instituição tem casas de banhos para raparigas e rapazes, assim também para os funcionários da escola bem separados, ela tem os materiais de limpeza por conseguinte a limpeza é agradáveis também porque a limpeza esta sob tutela dos funcionários especializadas, e por falta de fonte de agua, a sua aparência é aceitável esta bem localizada, sem biblioteca, as salas são de material convencional estão pintadas.

3.2.Historial da Universidade Púguè, Extensão de Tete

Apesar da mudança de nome, aqui irei descrever do historial da instituição da UP.

A Universidade Púnguè, Extensão de Tete, entrou em vigor no ano passado, concretamente no ano 2019. E é uma Instituição antiga apesar da mudança de nome de Universidade pedagógica de Tete agora passou a ser Universidade Púnguè, Extensão de Tete.

A Universidade Pedagógica (UP) foi fundada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP), por diploma ministerial no 73/85, de 4 de Dezembro, como uma instituição vocacionada para a formação de professores para todos os níveis de Sistema Nacional de Educação (SNE) e de quadros da educação.

Aquando da sua criação, a instituição começou a funcionar em instalações da então Escola Preparatória General Joaquim José Machado. Estas instalações, com cerca de quinze salas e poucos gabinetes de trabalho, foram concebidas para uma escola secundaria de então e não, propriamente, para uma universidade. Mas, rápido crescimento da UP ditou a procura de novos espaços.

A partir de 2009, a UP já se encontra representada em todas províncias moçambicanas com a recente instalação da Delegação da UP na cidade de Tete.

 

3.2.1. Leccionação de aulas

A Universidade Púnguè, Extensão de Tete funcionava num regime de três turnos, onde o 1° começava as 7h:00 até às 12h:30, das 13h: 30 até as17h:00, e por fim 17:30 até às 22:30h da noite.

O autor deste relatório esteve no 2° turno das 12:300 até às 17:30h, sabendo que a simulação de aula foi baseado no conteúdo da 11ª classe escolhido pelo autor deste relatório e a sala onde autor fez a simulação de aula foi a sala nr. 2, sob tutela Dr.ª. Catarina Picado.

3.2.2.Planificação das aulas

Para a realização da planificação das aulas envolve um conjunto de actividades que partem da planificação trimestral, quinzenal e por fim a planificação diária. Cada uma destas três actividades exerce sobre o processo educativo uma grande acção que tornam a mais organizada e séria, adequando ao contexto do meio onde ela ocorre. A planificação trimestral realiza-se no princípio de cada trimestre. Os planos elaborados apresentava as seguintes características:

ü  Serviam como guia de orientação;

ü  Apresentavam ordem sequencial dos conteúdos;

ü  Apresentavam objectividade;

ü  Apresentavam coerência e flexibilidade.

3.2.3. Estrutura e organização de aula

O praticante leccionou 4 aulas, das quais três foi realização de vídeos aulas (simulação) e uma foi uma aula presencial. Cada aula tinha a duração de 15 minutos.

As aulas foram organizadas sequencialmente como consta no plano analítico da disciplina e seguiam a seguinte estrutura: Introdução e motivação; mediação e assimilação; domínio e consolidação e controlo e avaliação.

Os objectivos de cada aula eram traçados com base ao tema patente no PEB e por outro lado olhando pelas competências básicas traçadas para a classe.

Os conteúdos foram desenvolvidos com base nos objectivos traçados para cada aula e em consideração aos meios de ensino existentes, usando – se e o PEB.

Para concretizar os objectivos traçados para cada aula, bem como valorizar o pré conhecimento do aluno, foram usados métodos, tais como expositivo, logo no início da aula o e durante o decurso da aula; elaboração conjunta que geralmente consistia em chuva de ideias a partir de uma ou mais questões colocadas pelo professor (estagiário) aos alunos; e trabalho independente e ou aos pares ou em grupo durante a resolução das questões colocadas e forma de debate e ou exercícios.

Os principais meios usados foram giz, marcador, quadro, apagador, e plano de aula e cartaz.


 

CAPITULO IV: AULAS LECIONADAS
4. Descrição das aulas lecionadas pelo praticante / Estagiário

 Primeira aula leccionada (Presencial)

A segunda aula foi dada no dia 26 de novembro de 2020, com o tema: Reino Monera – seres procariotas

-        Características gerais

-        Ramos do Reino Monera

Esta aula tinha como objectivos:

ü Nível Cognitivo: Caracterizar e distinguir seres procariotas e eucariotas;

ü Nível Psicomotor: Identificar os ramos do Reino monera;

ü Nível Afectivo: Reconhecer as diferentes formas de bactérias.

 

Nesta aula, foram empregados métodos de ensino tais como (A Elaboração Conjunta, Trabalho Independente). Quanto aos meios utilizados foram: o livro de turma, caneta, quadro, giz, apagador e cartaz com o desenho da estrutura de ossos longo, curto e Chatos ou laminares.

Consolidação da aula                                      

Feito a mediação da matéria o professor fez resumo de todas as ideias principais, disponibilizava o tempo suficiente para que os alunos apresentarem dúvidas. Assim permitiu a maior participação dos alunos.

Segunda aula leccionada (Vídeo Aula 1)

Esta aula foi dada no dia 18 de Novembro de 2020, com o tema: Importância das bactérias

-        Doenças causadas por bactérias

Tinha os seguintes objectivos:

ü Nível Cognitivo: Descrever a importância das bactérias;

ü Nível Psicomotor: Identificar as bactérias de acordo com a sua organização;

ü Nível Afectivo: Reconhecer a importância das bactérias.

Nesta aula, foram utilizados métodos de ensino tais como: Elaboração Conjunta, Trabalho Independente, Interrogativo e expositivo.

 Em relação aos meios usados: caneta, quadro, marcador, apagador. Durante a fase de mediação e assimilação, procurou explorar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática.

Consolidação da aula

Depois da transmissão da matéria fez-se resumo de todas as ideias principais para os alunos de modo que os alunos obtenham conhecimento, capacidade ou habilidade duradouras, aplicáveis na vida do dia-a-dia, disponibilizava o tempo suficiente para os alunos apresentarem dúvidas e sistematização.

Variação do estímulo: o professor durante a aula apresentava uma linguagem clara verbal que permite assimilação da matéria de modo para garantir a compreensão da aula. Permitiu a participação dos alunos. (Vide o plano nos anexos)

 

Terceira aula lecionada (Video Aula 2)

Esta aula foi dada no dia 19 de Novembro 2020, tinha como tema: Ramos do Reino Monera (cont.)

Filo Cyanophyta (algas azuis).

Esta aula tinha como objectivos:

ü Nível Cognitivo: Descrever as características das algas azuis;

ü Nível Psicomotor: Identificar as Morfologia das algas azuis;

ü Nível Afectivo: Reconhecer a importância das Algas Azuis.

 

Nesta aula, foram empregados métodos de ensino tais como (A Elaboração Conjunta, Trabalho Independente). Quanto aos meios utilizados foram:caneta, quadro, giz, apagador.

No primeiro momento da aula, os alunos e o professor corrigiram TPC,  e foram convidados a fazer recapitulação da aula anterior. Esta motivação foi ao mesmo tempo realizada a consolidação da aula passada. Durante a lecionação explorou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, de seguida fez-se a síntese para consolidando a aula.

Consolidação da aula                                      

Feito a mediação da matéria o professor fez resumo de todas as ideias principais, disponibilizava o tempo suficiente para que os alunos apresentarem dúvidas. Assim permitiu a maior participação dos alunos. (Vide o plano nos anexos)

 

Quarta Aula Lecionada (Video Aula 3)

Esta aula foi dada no dia 23 de novembro 2020, tinha como tema: Importância do monera

 

Esta aula tinha como objectivos:

ü Nível Cognitivo: Caracterizar seres procariotas;

ü Nível Psicomotor: Identificar a Importância do monera;

ü Nível Afectivo: Reconhecer as diferentes formas de bactérias.

Nesta aula, foram empregados métodos de ensino tais como (A Elaboração Conjunta, Trabalho Independente). Quanto aos meios utilizados foram:caneta, quadro, giz, apagador.

No primeiro momento da aula, os alunos e o professor corrigiram TPC,  e foram convidados a fazer recapitulação da aula anterior. Esta motivação foi ao mesmo tempo realizada a consolidação da aula passada. Durante a lecionação explorou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, de seguida fez-se a síntese para consolidando a aula.

Consolidação da aula                                      

Feito a mediação da matéria o professor fez resumo de todas as ideias principais, disponibilizava o tempo suficiente para que os alunos apresentarem dúvidas. Assim permitiu a maior participação dos alunos. (Vide o plano nos anexos)

 

4.1. Planificação e execução de aulas

Tabela no 1: Resumo dos trabalhos realizados durante a planificação e execução de aulas

Actividade

Trabalhos realizados durante a actividade

Planificação de aulas

- Análise da aula anterior;

- Identificação do tema da aula;

- Definição dos objectivos da aula e dos métodos e meios de ensino para cada aula;

- Recolha de informações nos livros escolares autorizados para compor o conteúdo da aula;

- Organização do plano de aula;

Execução de aulas

- Introdução e/ou garantia do nível inicial e motivação;

- Transmissão e/ou mediação da aula;

- Consolidação dos conteúdos transmitidos e/ou mediados;

- Controlo e avaliação do nível de compreensão dos conteúdos transmitidos.

 

CAPITULO V: SÍNTESE GERAL DAS ACTIVIDADES DO ESTÁGIO
5.Actividades gerais desenvolvidas durante o estágio

De uma forma geral, a 11ª Classe, o professor planificou cuidadosamente as suas aulas, mostrou um certo domínio dos conteúdos, os passos da aula foram criteriosamente seguidos, os métodos usados foram os recomendados.

Para a leccionação das aulas foi necessário o uso do programa de ensino, plano analítico, plano quinzenais, plano diários e materiais didácticos, em conformidade com o horário da instituição. Porém, esta actividade foi efectuada com vista a uniformização dos conteúdos e apontamentos

5.1. Relacionamento dentro e fora de sala de aula

A interacção recíproca entre o professor e o aluno é um aspecto fundamental da organização didáctica e do processo de ensino e aprendizagem (PEA), tendo em vista a alcançar os objectivos da aprendizagem. O professor deve fazer uma elaboração conjunta que consiste na actividade mais ou menos igual entre o professor e o aluno, com o fim de se obter novos conhecimentos em que o professor orienta:

ü  Fazer com que todos participem na sala de aula;

ü  Fazer perguntas, dar tempo de pensar e indicar alguém para responder;

ü  Deixar o aluno terminar de falar;

ü  Saber elogiar e ter jeito de corrigir o que estiver errado;

ü  Criar um bom ambiente, em que os alunos se sintam estimulados.

5.2. Supervisão pedagógica

Supervisão Pedagógica: é um processo em que um professor mais experiente e mais informado, orienta um outro professor no seu desenvolvimento humano e profissional.

Segundo VIEIRA (1993) pode definir – se como actuação de monitorização sistemática da prática pedagógica, sobretudo através de procedimentos de reflexão e experimentação nas suas dimensões analítica e interpessoal, de observação como estratégia de formação e de didáctica como campo especializado de reflexão/experimentação pelo professor.

Desta definição decorrem seguintes pressupostos: o objecto da supervisão é a prática pedagógica do professor; a função primordial da supervisão é a monitorização dessa prática e os processos centrais da supervisão são a reflexão e a experimentação.

Segundo ALARÇÃO e TAVARES (1987) o supervisor é o orientador pedagógico, o educador a quem compete ajudar o professor a desenvolver – se e a aprender como adulto e profissional que é, e a sua acção perspectiva – se em dois níveis distintos, embora relacionados entre sí: exerce sobre o desenvolvimento e a aprendizagem do professor uma influência indirecta sobre o desenvolvimento o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos que ele ensina.

O objectivo da supervisão pedagógica não é apenas o desenvolvimento do conhecimento, visa também o abrir capacidades reflexivas e o recuidar de atitudes, contribuindo para uma prática de ensino mais eficaz, mais comprometida, mais pessoal e mais autêntica. (ibidem)

5.3. Avaliação das Aulas dada com colegas (Criticas)

5.3.1. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Primeira Aula Observada)

O colega Fresão Horácio Conforme que teve como tema: Constituição no núcleo (membrana nuclear, nucleoplasma, nucleolo, cromatina). Aula da 10ª classe.

O professor Fresão deu a sua de seguinte forma: quando entrou na sala fez controlo das presenças, passou no quadro a escola, data, disciplina e o tema, mostrou ter domínio dos conteúdos, clarificou as dúvidas dos seus alunos, etc, mas verifica-se que o professor Fresão Horácio, Conforme tinha o domínio dos conteúdos, usou o quadro correntemente, usou o método Expositivo e Elaboração conjunta e professor deu aula a de 15 minutos seguindo o plano de aula, também usou material didáctico para auxilio da aula e por fim dizer que ele respeitou o seu plano como a sua guião. O professor deu exercícios e no fim deixou TPC

Aspectos gerais

ü  Quando entrou na sala de aula o professor estava seguro e bem disposto a dar aula;

ü  O colega tinha o dominio da materia;

ü  Marcou presença;

ü  Fez a circulação na sala de aula;

ü  Ao explicar tinha uma voz suave que dava ao entender;

ü  Apresentou material didáctico para auxiliou a aula;

ü  Tentou enquadrar os seus alunos no tema, perguntando aturma se alguem como foi o fim de senama para melhor compreensao do tema a seguir;

ü  Estava bem apresentada na sala de aula;

ü  E por fim deu o TPC.

 5.3.2. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Segunda Aula Observada)

A segunda aula observada, foi referente a matéria da 11a Classe com o tema: Reino monera. Que decorreu no dia 19/11/2020, que foi ministrado pela colega Zilda Vaison Valdez. Como de sempre a aula começou com a introdução e motivação a professora saúda os alunos e fez o controlo da assiduidade mas não procurou saber os pré-requisitos do tema além disso a professora não motivo os seus alunos e quase usou métodos tradicionais. Após este momentoEm segundo segue a fase da Mediação e assimilação o professor deu conhecer a cerca do tema e o professor mostrou pouco domínio da matéria; ele falou aos estudante,

 

Numa terceira fase passou a consolidação e o domínio a professora mostrou estar seguro no conteúdo e teve o domínio dos conteúdos por ele leccionado e consolidou a aula e fim deu exercícios.

E por fim passou o momento de controlo e avaliação o professor deixou um TPC.

Verificandos alguns aspectos negativos e positivos.

 Aspectos negativos

ü  Para a colega Zilda dizer que nao notei tantos aspectos negativos, introduziu a materia sem fazer a recapitulação da aula passada;

ü  Não apresentou material didáctico para auxiliar a aula;

ü  Ao colocar o sumario na quadro nao estava visivelmente, dificuldando os alunos a ver correctamente, falta dominio de materia, e má articulação em outras palavras.

Positivos

ü  Fez presença aos alunos; Usou a bata e se encontrava bem limpa;

ü  Motivou os seus alunos;

ü  Ao explicar tinha uma voz suave que dava ao entender;

ü  Deu um exercicios na turma para saber se os alunos perceberam a materia ou ou nao, colocando a questao, Visto que todos não responderam corretctamente

ü  E por fim deu TPC.

5.3.3. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Terceira Aula Observada)

A terceira aula foi ministrado pela colega Isabel Betânia Live que teve como tema: A origem do homem. A introdução e motivação o professor saúda os alunos e fez o controlo da assiduidade fez a recapitulação da aula passada procurou saber os pré-requisitos do tema além disso o professor motivo os seus alunos e quase usou métodos tradicionais.

Em segundo segue a fase da Mediação e assimilação o professor deu conhecer a cerca do tema ela começou a escrever os apontamento o que não em aceite nos nosso dias de hoje que passou a ser o método tradicional a exposição mesmo tentou explicar a dizer que, Explicou os alunos, mas mostrou alguns dificuldade mas falava com voz normal que pelo menos facilito a compreensão dos seus alunos, não usou método adequando como uso do método activo, interrogativo, para os alunos poderem participar na sua aula, de salientar que a aula foi razoável pelo partir do professor.

Numa terceira fase passou a consolidação e o domínio o professor mostrou o domínio dos conteúdos por ele leccionado e consolidou a aula e fim deu exercícios.

Observação feito pelo docente

O professor apresentou plano de aula plagiado da colega da mesma sala.

Verificandos alguns aspectos negativos e positivos.

Negativos

ü Ao colocar o seu tema no quadro as letras nao estavam visiveis, dificuldades os alunos;

ü Introduziu a matéria duma forma muito desagradável como tivesse muito nervoso;

ü A colega sempre estagnado no quadro, não tinha o domínio da materio, estava sempre nervoso criando o terror aos alunos;

ü A colega ficou completamente perdido na aula sempre brincando enquanto o tempo passava, baseando-se nas piadas em envez da leccionar a sua aula

ü A professora durante a sua esplanação acabarm se perdendo, visto que não estavam preparada na materia ou por outra na tinham do dominio suficiente. Verifiquer quando um dos colegas questionou

 

Positivos

ü  Os colegas quando entraram marcaram as apresenças aos seus alunos;

ü  Dividio o quadro antes mesmo de colocar o tema;

E por fim deram o TPC aos alunos

5.3.4. Aula Dada No Dia 19.11.2020 (Quarta Aula Observada)

A quarta aula observada foi ministrado pelo colega Casimiro Gribate Chabwera com o tema: Ecossistema.

A aula começou com a introdução e motivação a professora saúda os alunos e fez o controlo da assiduidade fez a recapitulação da aula anterior, e fez a ligação, procurou saber os pré-requisitos do tema além disso a professora o motivo os seus alunos. Em segundo segue a fase da Mediação e assimilação a professora mostrou o domínio do conteúdo.

Verifiquei  alguns aspectos negativos e positivos.

Aspectos negativos:

ü  Quando explicava acabou desviando os conteúdos; não tinha o domínio de toda matéria,

ü  A professora não estava segura na sua explanação do conteúdo;

ü  Não apresentou material didáctico para auxiliar a aula.

Positivos

ü  Ao explicar tinha uma voz suave que dava ao entender;

ü O colega quando entrou marcou a apresença aos seus alunos;

ü Fez a circulação na sala de aula;

ü Estava bem apresentada na sala de aula;

ü O professor quando entraram marcaram as apresenças aos seus alunos;

ü Apresentou material didatico para fazer entender melhor aos aulunos;

ü Dividiu o quadro antes mesmo de colocar o tema;

ü Deu exercicio;

E por fim deu o TPC aos alunos.

6. Sugestões

ü  Sugiro que as próximas PPs, se realizassem nas escolas para melhor transmissão dos conteúdos por parte do professor.

ü  Os docentes responsáveis pela orientação de estágio pedagógico devem tomar em conta e em consciência que os seus estudantes nunca tinham realizado actividade desta natureza, o que implica o melhor acompanhamento e a paciência na orientação à realização desta actividade.

7. Conclusão

Chegando ate aqui, o estudante conclui que, o estágio pedagógico está na inserção e familiarização do professor e a vida escolar. Proporcionando com conhecimento teóricos e práticos que lhe possibilite a percepção e a compreensão de forma crítica das situaçõesdidáticas nos contextos sociais e naturais.

A eficácia do trabalho docente depende da filosofia de vida do professor, suas convicções politicas, preparo profissional, sua responsabilidade, sias características da sua vida familiar, sua satisfação profissional em trabalhar com crianças, e isso, as Práticas Pedagógicas, ajudam a adquirir essas qualidades através das experiências observadas durante o semestre.

O professor deve explicar os alunos qual objectivos específicos da aula logo no início da aula, como forma de fazer perceber aimportância do assunto que vai ser tradado, estimulado assim o interesse destes pela aula.

Efetivamente depois se realizar o estágio pedagógico culminou com a redação do presente relatório. O que se verificou durante o semestre é que na maioria parte das aulas leccionadas funcionava mais o método de elaboraçãoconjunta que foi o elemento fundamental do processo ensino aprendizagem, buscando-se o conhecimento de maneira colectiva.

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9. Bibliografia

1.      ESTRELA, Albano. Teoria de práticas de observaçao de classe: Uma estratégia de formaçao, 4ª ed; Porto Editora. 1994.

2.      GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

3.      HILDIZINA Norbetos dias e outros (Manual de Práticas e Estágio Pedagógico up 2010).

4.      ed., Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.Paulo, Atlas 2003.

5.      LIBÂNEO, José Carlos.Didáctica, s/ed, Sao Paulo, Cortez Editora.1992.

6.      LAKATOS, E. M. & MARCONI M. A. Fundamentos de metodologia científica, 5a ed., São

7.      SILVA, E. L. & MENEZES E. M.. Metodologia da pesquisa e elaboração de  dissertação. 3a

8.      MARCONI, Maria de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos Cientifica. 6ª edicao. Atlas editora. Sao Paulo. 1991.

9.      MAVANGA, Gil Gabriel, Didáctica e Física II, edição: Valdinácio Florêncio Paulo. 2004

10.  NÉRICE, Emideo G. Didáctica: Uma introducao, 14ª ed. Editora Ática, Sao Paulo, 1991.

11.  PILETTI, Claúdio. Didáctica Geral,14ª ed. Editora Ática, Sao Paulo, 1991.

12.  PILLETTI, Claudino. Didáctica geral. 23ª Edição. São Paulo 2004.

13.  PIMMENTA e LIMA. At al. Como preparar trabalhos cientificos para os cursos de posgraduaçao. Noçoes Práticas. 4ª Ediçao. Atlas editora, Sao Paulo. 2008.

14.  PROENÇA, Maria Cândida. Didactica da História, Lisboa, 1998.

15.  TEXEIRA, Maria Pimenta.Elaboraçao de um Relatório, Editora Escolar, Lisboa 1991.


 

 

8. Anexos

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Ficha de Avaliação de Pratica de Ensino


 

 

 

 

 

Ficha de Avaliação de Pratica de Ensino